quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mestre Vitalino Rei do barro em Caruaru


Ceramista popular pernambucano (1909-1963). É considerado um dos maiores artistas populares do Nordeste e seu estilo é copiado por muitos artesãos. Vitalino Pereira dos Santos nasce em Caruaru, filho de um lavrador e de uma artesã de panelas de barro.
Aprende o ofício com a mãe e, a partir dos 6 anos, executa, com as sobras das panelas, pequenos animais para vender na feira de Caruaru. Em 1930 começa a modelar grupos humanos e, a partir de 1935, grandes conjuntos que o tornam conhecido. Tem mais de 100 peças expostas nos museus do Brasil. O grande reconhecimento venho através da primeira exposição de Cerâmica Popular Pernanbucana organizado pelo artista plástico Augosto Rodrigues em 1947 no Rio de Janeiro.
O Museu Nacional de Brasília inaugurou, nesta quarta-feira (dia 18/05/2011), a exposição "O Brasil na arte popular - Acervo Museu Casa do Pontal", que reúne 1.500 obras de artes feita por 70 artistas populares. A mostra, homenageia o ceramista pernambucano Mestre Vitalino.Um grande salve de todos ARTESÃOS DO BRASIL.
Texto: Richard França

Nenhum comentário:

Postar um comentário